U2 and the Claw

Post originalmente publicado em julho de 2011 no antigo endereço do Eu vou!

Conhecida como U2 360º Tour, esta foi considerada a maior turnê de todos os tempos do mundo do rock!.  Ao todo, foram três anos de shows

Como homenagem à maior turnê de shows que já existiu – e graças a Deus nasci justamente nesse mesmo intervalo de existência – resolvi fazer esse post, falando um pouco da criação do palco, the Claw, a alma do espetáculo.

O embrião

O desafio de se criar um palco 360º levou os projetistas a pensarem em uma estrutura que conseguisse suspender toda aquela parafernália de som que em shows convencionais ficam no nível do palco. Para liberar a visão do show, Mark Fisher (o arquiteto do palco) preferiu projetar finas pernas que se estendem para os cantos a uma estrutura única central.

A criação de um palco dessa grandeza realmente funciona para aproximar o público do show, inclusive quem está sentado na arquibancada, que ao invés de ver quatro formigas vê uma estrutura imensa iluminada e um show de imagens naquele telão cilíndrico. Quem está mais próximo do palco se sente quase que abraçado pela garra, realmente aquela estrutura faz o estádio parecer menor.

Os croquis

A ideia do palco nasceu durante turnê anterior do U2 – Vertigo. O primeiro croqui da garra é de maio de 2004 e foi utilizado como ponto de partida para a turnê 360.

1_skecthNesse croqui de 2007 as pernas atravessavam o campo, ainda sem tela de vídeo. Os criadores acharam que estava muito estilo ficção científica.

2

Um render de janeiro de 2008, com referência a elementos da turnê PopMart.

3

Croqui de fevereiro de 2008, incorporando uma esfera Hoberman como um elemento de tela de vídeo. Esse conceito permaneceu até a proposta final, mas a esfera foi transformada em um tronco de cone invertido!

4

Esboço final de 2008. Este foi o desenho que Willie Williams apresentou à banda em março de 2008.6

Depois disso, todo mundo sabe o que aconteceu.

toronto1_overhead_640

A imagem em destaque e última imagem desse post: página oficial do U2. Demais imagens: Live Design Studio.

U2 Turnê 360 – Palco The Claw – Design Projeto Curiosidades

|Eu vou|Petter Dantas| 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s