Zona rural de Gramado: framboesa do pé para minha mão

Como comentei em um post anterior, um dos diferenciais  de uma viagem para Gramado é que a região tem clima de cidadezinha, mas com uma diversidade de atrações que não se encontra nem nas maiores cidades do Brasil. O problema disso é que você acaba gastando um dinheirão para chegar até Gramado e depois gasta mais ainda para fazer os vários passeios pelas cidades vizinhas! Mas tudo bem, quem já tá na chuva é pra se molhar mesmo…

Nas minhas pesquisas pré-viagem, descobri que um dos passeios rurais pelas propriedades dos descendentes de italianos e alemães em Gramado – os colonos, como são chamados – passava pelas terras da família Wagner, que cultiva framboesas. Fã de frutas vermelhas como sou, imediatamente consultei o Globo Rural e… Bingo! Estava no mês da colheita!

Mesmo em climas frios, não é em todo lugar que se pode cultivar essas frutinhas. A propriedade dos Wagner fica um pouco distante de Gramado, em cima de uma serra, com um trecho de estrada de barro. Foi a última que visitamos no passeio.

Chegando lá, fomos recebidos por Seu Luiz Wagner e sua família, que foi nos mostrar a plantação. Além de framboesa, eles tem amoras e uvas. Seu Luiz nos ensinou como colher as framboesas: você aperta um pouquinho e gira. A planta simplesmente solta o fruto e você pode jogá-lo inteiro na boca! Huum!

euvouparaomundo.com Framboesas de Gramado 02

É diferente das amoreiras e outras plantas, que você realmente tem que cortar o talo. Todo mundo ficou feito criança, colhendo e comendo as frutinhas.

euvouparaomundo.com Framboesas de Gramado 03

Depois da aula prática, a família nos serviu um ótimo café, quando pudemos conversar um pouco e comprar geleias que eles próprios produzem. Foi quando consegui uma dica de mãe de pai de tio para quem gosta de experimentar frutas frescas em viagens. A feira livre de Gramado ocorre todo sábado pela manhã na Casa do Colono, ao lado da rodoviária. A família Wagner e outras dos arredores estão sempre por lá vendendo seus produtos maravilhosos! Infelizmente eu não pude ir, pois já tinha outro passeio marcado para o sábado…

euvouparaomundo.com Framboesas de Gramado 01

Onde colher framboesas e amoras em Gramado, Rio Grande do Sul

|Eu vou| Petter Dantas | 2013

Anúncios

3 comentários em “Zona rural de Gramado: framboesa do pé para minha mão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s