Seu Pernambuco em Natal

Post originalmente publicado em dezembro de 2011 no antigo endereço do Euvou!

Enquanto isso em um canto de Natal

Recentemente comentei com uns amigos que comi um bom peixe na barraca de Seu Pernambuco, no Canto do Mangue, em Natal. Um dos caras da turma é tão fã de boteco que quis logo combinar um almoço rápido lá. Na verdade, o Bar do Pernambuco não é exatamente um lugar para almoço (com arroz e feijão). É um “ponto” na praça do Canto do Mangue e o forte de lá é a posta de peixe, os caldos e a famosa ginga com tapioca (e a cerveja gelada, é claro). É um ambiente simples, próximo ao Rio Potengi. Anteriormente também funcionava nessa praça o tradicional Mercado do Peixe de Natal, que foi transferido para um prédio lá perto.

Geograficamente o Canto do Mangue é um lugar privilegiado, mas o trânsito intenso (você sente a mesa vibrando quando passa um ônibus), a falta de manutenção e de uma melhor organização do espaço dão ao lugar um ar de degradação. Bom, tem gente que acha legal esse clima, então não vou enfatizar muito isso. Também não acho que o lugar deveria ser maquiado como um “ponto turístico”. Perderia sua essência. Mas uma coisa que eu nunca entendi foi porque na última intervenção urbanística que fizeram lá obstruíram a vista do Rio Potengi com a construção de uma arquibancada. Se ela não existisse, seria possível ver o rio e os barcos sentado na mesa tomando uma duas ou três.

Comida boa tem aqui

Como estava na hora do almoço, pedimos umas postas de peixe fritas no dendê, que são acompanhadas por tomate e cebola. Lá tem uma boa diversidade de peixes. Nesse dia provamos a bicuda e a arabaiana.

Também pedimos umas mega tapiocas com coco para acompanhar o peixe. Éramos quatro famintos e duas postas e quatro tapiocas foram suficientes para saciar o apetite desses rapazes. Com direito a suco e cervejinha, a conta saiu em torno de R$20,00 por pessoa. O peixe estava tão delicioso que os caras quase pediram farinha para comer a graxinha da tigela. Recomendo muito o peixe e a tapioca lá de Seu Pernambuco.

O homem

Seu Pernambuco é uma figura. Leia essa matéria sobre ele na Tribuna do Norte ano passado. Como estava com pouco movimento no dia em que fomos lá, ele sentou conosco e conversou um pouco. Faz mais de 50 anos que ele tem aquele ponto no Canto do Mangue. Nos contou sua história, que eu não consegui decorar para escrever aqui. Já trabalhou em diversos lugares, teve mais de vinte filhos. Realmente o currículo é muito longo. No final ele perguntou:

– Quantos anos vocês acham que eu tenho?

– Oitenta?

– Se eu tivesse oitenta eu era um menino!

– Como assim? O senhor tem mais de noventa anos?

– Oitenta e quatro!

Todas as fotos do post são de autoria de @TullioRaposo
Bar do Pernambuco, Natal/RN – Localização – Preço|Eu vou| Petter Dantas | 2014
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s