Real x Peso chileno: jogando banco imobiliário

Receba $ 2000 ao passar

notas

O dindin$ oficial do Chile se chama peso chileno. Tem umas cédulas bonitas e geralmente as que os turistas pegam são tão novinhas que começamos a dizer que eram do jogo banco imobiliário!

Mas o que embrulha a cabeça do turista é o câmbio. Para você ter ideia, quando viajamos, R$1,00 valia em torno de 260 pesos chilenos! Peraí, não vá pensando que você vai ser um milionário no Chile por causa disso. O peso chileno é uma moeda defasada. Qualquer coisa que você comprar vai custar logo alguns centos e rapidamente sua conta será num sei quantos mil.

Estivemos no Chile em março de 2011. Na época, no Brasil a cotação estava R$1,00 = CLP$ 247,00. Quando chegamos em Santiago vimos em uma agência do aeroporto R$ 1,00 = CLP$ 250,00. Eu já tinha lido que na Rua Pedro de Valdívia, entre a as Avenidas Providência e 11 de Setiembre tinha opções de casas de câmbio melhores que no aeroporto, o que foi muito cômodo, pois nos hospedamos exatamente nessa rua. Na Av. Pedro de Valdívia conseguimos trocar R$ 1,00 = CLP$ 265,00, mas… Eu tinha lido que no Centro era ainda melhor. Guardei meus reais e quando passamos pelo Paseo Ahumada troquei R$ 1,00 = CLP$ 273,00! Excelente! Testado e aprovado!

Mas ainda não acabou. Na hora de gastar o dinheiro também é meio complicado. Você fica tentando converter aquele valor enorme da conta para saber quanto gastou em real e não tem nenhuma proporção simples.

sorte

Uma forma que encontramos foi fixar quanto valia 1000 e 10000 pesos e a partir daí fazer a proporção para o restante. Se eu troquei R$1,00 por 265 pesos, logo 1000 pesos valiam em torno de R$3,75 e 10000 pesos valia R$37,50!

Se a cotação for R$1,00 = 250 pesos, é mole. A maneira mais fácil de converter pesos chilenos em reais é essa: pegue o valor em pesos, tire os três zeros e multiplique por quatro. Por exemplo, 3000 pesos valem R$12,00 (3000 x 4 = 12) 8900 pesos valem R$35,6 (8.900 x 4 = 35.6) 700 pesos valem R$2,80 (.700 x 4 = 2,8) e por aí vai!

Clique aqui para ver a cotação peso chileno hoje!

Ande cinco casas e poupe dinheiro na hora do câmbio!

|Eu vou| Petter Dantas | 2011

Real e peso chileno. Cédulas. Notas. Cotação casas de câmbio. Quanto vale? Onde fazer câmbio? Melhor lugar de Santiago para trocar reais. Valor peso chileno. Como converter reais para pesos chilenos? Onde comprar peso chileno? Trocar pesos chilenos. Moeda do Chile cotação valor. cotacao do peso chileno em real.
Anúncios

5 comentários em “Real x Peso chileno: jogando banco imobiliário

1. Esse era um dos posts mais comentados quando o publicamos no antigo endereço do Euvou… Rolou muita discussão na caixa de comentários, inclusive, a pedidos, fiz uma lista com o custo de várias programações em Santiago. A cotação real x peso chileno está menos vantajosa do que quando fui e não sei como anda a inflação no Chile, mas mesmo assim, acho que essas informações serão muito úteis! Vê aí! Estava tudo registrado no meu “diário de bordo” (um pedaço de papel onde tenho anotado o preço de algumas coisas).

Estávamos em um grupo de 4 pessoas na viagem. Vou colocar aqui nossos gastos como o preço médio por pessoa em pesos e transformado em R$ em duas cotações: R$ 1,00 = CLP$ 250,00 e R$ 1,00 = CLP$ 273,00.

PREÇOS DE ALMOÇOS, JANTARES E PASSEIOS EM SANTIAGO (em março de 2011)

JANTAR NO “COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE” (com direito a sobremesa compartilhada por casal)
    CLP$ 15000,00 = de R$54,29 a R$60,00

PETISCOS, BEBIDAS DIVERSAS (pisco sour, cervejas e suco de chirimoya) EM UM BARZINHO NO BAIRRO DE PROVICÊNCIA
    CLP$ 8375,00 = de R$30,67 a R$33,50

ALMOÇO NO RESTAURANTE GIRATÓRIO
    CLP$ 14250,00 = de R$52,19 a R$57,00

ALMOÇO EM UM RESTAURANTE NO MEIO DA ESTRADA PARA O MUNICÍPIO DE ALGARROBO QUANDO FOMOS CONHECER A CASA DE NERUDA ISLA NEGRA (Esse seria um mediano, mas ainda assim era pra turista)
    CLP$ 11000,00 = de R$40,29 a R$44,00

LANCHE DA TARDE NO EMPÓRIO LA ROSA (com direito a salgado, suco e sorvete delicioso) https://euvouparaomundo.com/2013/12/30/emporio-la-rosa-o-melhor-sorvete-de-santiago/
    CLP$ 6300,00 = de R$25,20 a R$23,07

PIZZA HUT (com direito a um pisco sour para se despedir de Santiago)
    CLP$ 5535,00 = de R$20,27 a R$22,14

TÁXI
    – Do bairro de Providencia ao Estádio Nacional à noite (esse foi o maior percurso que fizemos de táxi, que foi para ir ao show e era bem longe) – CLP$ 10000,00/4 pessoas = CLP$ 2500,00 = de R$9,15 a R$10,00
    – Do bairro de Providencia ao de Vitadura à noite – CLP$ 3000,00/4 pessoas = CLP$ 7500,00 = de R$2,74 a R$3,00

METRÔ
    – Nos locomovemos muito de metrô por lá. É excelente. Para saber mais sobre essa opção, leia esse post: https://euvouparaomundo.com/2014/01/13/santiago-na-cabeca-e-no-pe-opcoes-de-transporte/

ENTRADA NO ZOO – CLP$ 3000,00 = de R$10,98 a R$12,00
    FUNICULAR DO CERRO SAN CRISTÓBAL – CLP$ 1800,00 = de R$6,59 a R$7,20

Como diria Michael Jackson, “this is it”. Espero que essas informações sirvam de referência para seus gastos. Apenas considere que estive lá há certo tempo e pelo que vi agora na internet a cotação atual Real x Pesos chilenos está ligeiramente menos vantajosa para nós.
    Dê mais uma fuçada aí por esses posts: https://euvouparaomundo.com/tag/santiago/
    De repente você encontra mais alguma informação útil. Se não encontrar, é só deixar um comentário em qualquer um dos posts relacionados que nossa equipe de um homem só tentará respondê-la!