Os segredos do filme Up Altas Aventuras

Como chegar até as nuvens com os pés no chão?

CarlEssa animação foi lançada em 2009 e conta história de Carl Fredericksen, um idoso ranzinza que tinha muitos sonhos aventureiros, mas que se viu obrigado a abdicar deles por causa dos problemas da vida de um cidadão comum. Esse filminho não é exatamente para crianças. Costumo dizer que está dividido em duas partes: a primeira beirando o drama e a segunda, infantil de verdade, cheia de ação.

A primeira metade do filme mostra a vida de Carl, como era feliz ao lado de Ellie, sua esposa, até que ela morre e ele passa a viver isolado em sua casinha e vira um velhinho rabugento. A seção aventureira do filme começa quando em uma bela manhã de sol, Seu Fredericksen não aguenta sequer ficar na sua varanda. Daquela vizinhança pacata só restou sua casa, que empresários querem comprar para demolir e construir um edifício. Não tem conversa. Nesse dia Seu Fredericksen fica puto, manda o destino se rear e vai realizar seu grande sonho e de sua falecida esposa: se mudar para o Paraíso das Cachoeiras, na América do Sul!

Por que assistir?
É uma viagem

O Paraíso das Cachoeiras do filme foi inspirado na região do Monte Roraima, na tríplice fronteira Brasil-Guina-Venezuela. É um dos lugares mais antigos do mundo. Estima-se que tenha se erguido há mais de 2 bilhões de anos, quando sequer os continentes tinham se separado. O curioso é que o topo do monte é plano e de lá nascem várias cachoeiras. É um destino de aventureiros. A caminhada geralmente dura 7 dias, incluindo a subida, visitação a vários pontos do cume e descida.

monte

O Salto Ángel, que também se localiza na Venezuela, foi a inspiração para a cachoeira principal do Paraíso do filme. Com 979m de altura, é a queda d’água mais alta do mundo.

cachoeiras

Você vai se identificar

É uma história fantasiosa, mas também é o drama de qualquer um. Todo mundo envelhece. Se sua infância foi em uma casinha feliz em uma vizinhança tranquila que depois se encheu de prédios, junte-se ao Sr. Fredericksen. Todo mundo algum dia tem que abrir mão de um sonho por causa da vida real.

Você vai rir

Russel, o escoteiro japinha que aparece na história é totalmente sem noção.

Você vai chorar

Como a parte dramática é a primeira metade do filme, você tem muito tempo para enxugar as lágrimas e fingir que não estava chorando.

Você vai querer dançar

Acredite. Você vai passar alguns dias com aquela melodia na cabeça:  tan-nan-nan, tan-nan-nan, tan-nan-nan… Se ficar muito envolvido(a), você vai chegar ao ponto de procurar a trilha sonora na internet para baixar.

Curiosidades

Para promover o filme, antes foi divulgado um pequeno vídeo, que não tem necessariamente relação com UP, mas é muito legal também. Se chama Parcialmente Nublado. Clique aqui e veja.

A ave que aparece no Paraíso das Cachoeiras que Russel põe o nome de Kevin é fêmea, mas parece ter sido inspirada no faisão-do-nepal macho. A grande diferença é que Kevin tem mais de dois metros e o faisão é do tamanho de uma galinha.

kevin_faisao

Dug, o cachorro da raça golden retriever, já havia aparecido como uma sombra em Ratatouille.

dug-tata

Dizem que a bengala de Carl aparece como sucata no filme WALL-E, no lugar onde o robô protagonista vive, mas essa aí eu ainda não encontrei.

UP foi o segundo filme de animação a receber uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Filme. O primeiro foi  “A Bela e a Fera”, em 1991. Em 2010, UP recebeu os Oscars de Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora Original (eu disse que o som é bom!)

Esse filme empolgou tanto o povo, que eu já tive notícias de pelo menos duas casas construídas iguais a de Seu Fredericksen. Inclusive a Disney fez a maior confusão com isso.

Em 2011 um fã criou um vídeo a partir de uma montagem de vários filmes, mostrando como seria UP se tivesse sido produzido nos anos 60. Clique aqui para assistir.

Esquilo?

|Eu vou| Petter Dantas | 2014

Up Altas aventuras – curiosidades, segredos, viagem, cinema –  filmes para a viagem – filmes viagens – onde fica o paraíso das cachoeiras? paraiso das cachoeiras

Anúncios

8 comentários em “Os segredos do filme Up Altas Aventuras

  1. Oi! Adorei essa reportagem sobre o filme Up, que é um dos meu favoritos!
    Você sabe me dizer de que animal é o grito da Kevin??

    1. Oi Amelia!
      Nas buscas que fizemos não encontramos nenhuma referência ao som do grito da Kevin. Nem nos extras do dvd tem essa informação. Acho que realmente foi um som “criado” especialmente para a personagem.
      Obrigado pela visita!

      1. Oi! Sério? Mas você acredita se eu disser que tem um bicho nos arredores da minha casa que grita igual à ela? Mas como moro em um condomínio na cidade não consegui descobrir onde ela está. E como adoro a Kevin estou morrendo de curiosade de saber que bichinho que é, mas ninguém sabe =/

        Abraço!

  2. na minha cidade também tem um animal que tem esse som, e fico muito curiosa pra ve-lo toda vez que passo já falo que é narceja…kkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s