Aqui está Coco: novos sabores em Santiago

Post originalmente publicado em agosto de 2011 no antigo endereço do Euvou!

Esse é um dos restaurantes que geralmente está na lista de quem vai a Santiago. Nós também fomos e adoramos! Era um fim de tarde quando por coincidência passamos na frente do restaurante. Íamos reservar para a noite, mas já estava todo lotado, então marcamos para o outro dia. De qualquer forma, o simpático garçom, que parecia o típico personagem latino em filmes hollywoodianos –  baixinho, moreno, dançarino de lambada –  nos convidou para conhecer o restaurante todo e depois escolher qual mesa queríamos para o dia seguinte.

O Tour

Como éramos um grupo de 4 arquitetos, não poderia haver convite melhor naquele momento… O Aqui está Coco é um restaurante especializado em frutos do mar, por isso toda sua ambientação foi pensada com elementos que fazem referências ao mar… Em todos os cantos há objetos náuticos, os móveis fazem referências a barcos, os encostos das cadeiras tem forma de cauda de baleia e o teto parece um casco de barco visto por baixo.

Primeiramente fomos conhecer a cave, um ambiente subterrâneo ideal para tomar uns drinques antes de subir para o jantar. Lá está a adega do restaurante. Na decoração, algumas garrafas penduradas no teto, videiras artificiais e relógios antigos. Em algumas paredes ainda há marcas do incêndio ocorrido em 2008, que deixou o restaurante fechado por quase dois anos.

O que mais gostei desse ambiente foi o guarda-corpo da escada: duas lâminas de vidro recheadas de rolhas de vinho. As rolhas aleatoriamente dispostas dão uma bela textura à superfície.

 No salão do restaurante, é preciso de tempo para compreender todos os elementos. No espaço do primeiro balcão, uma baleia voadora composta por algas típicas do Chile, sofás encaixados em partes de barcos e estantes com inúmeras garrafas.

Na área das mesas, a maior estante do restaurante tem até um escafandro e ao fundo o balcão do bar é literalmente um pequeno veleiro. Tudo isso realmente dá ao restaurante um clima único, que é o que muitos buscamos quando viajamos: “não se sentir em casa”.

O Jantar

No dia seguinte fomos para o nosso jantar e aproveitei para experimentar os Locos Mayo como entrada. Segundo o que eu havia lido, ele é um molusco que vive exclusivamente na costa do Chile e Sul do Peru e tem o sangue azul. Que nobre! O garçom percebeu que eu estava tão bem informado que foi lá cozinha e trouxe a concha de um e me explicou mais algumas coisas. O sabor? Apetitoso, mas muito suave. Sem os condimentos que o acompanham fica meio sem gosto. Provamos também o pastel de centolla, que é tipo um ensopado.

Uma pausa para ir ao toalete

Como arquitetos, sabemos que os banheiros são ótimos campos para se gastar a criatividade na ambientação e o Aqui está Coco aproveitou bem essa liberdade. Vejam os detalhes dos banheiros: as divisórias dos boxes são feitas com tábuas que parecem ter sido de barcos, quadros de nus nas paredes, na saída do banheiro das mulheres uma balança muito antiga e na saída do banheiro dos homens uma cadeira de barbeiro.

Mas o cume da criatividade aqui foram os lavatórios. Externos aos banheiros, foram criados a partir de peças de madeiras que já tinham parcialmente a forma de cubas.  Muito louco né? Esculturas naturais transformadas em lavatórios. Observe que assim como no Boragó, o acionamento da água era feito com o pé. Veja o botão azul no piso!

Voltando ao jantar, chegou a hora da sobremesa e de ir se despedindo do Aqui está Coco. Depois de muito observar as opções, a dúvida persistiu. A solução foi baseada na teoria do cachimbo da paz: cada um pede uma e todo mundo prova todas.  Olha aí as delícias! Um por todos e todos por uma sobremesa!

Além de um jantar saboroso, o Aqui está Coco deixou lembranças de uma noite muito agradável! Carimbaço nele: #eurecomendo!

Aqui está Coco

La Concepción, 236 Providencia Santiago – Chile
(56-2) 410 62 00 http://www.aquiestacoco.cl
Restaurante Aqui está Coco, Santiago, Chile. Localização. Preço. Quanto custa?
| Eu vou | Petter Dantas | 2014
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s