Conhecendo os Cannoli em Florença

– Leave the gun. Take the cannoli!

O nome é de comida italiana, mas Clemenza não abriu a caixa.

Enquanto isso…

Lá estávamos, eu e minha cônjuge, passeando pelas ruas de Florença, à expectativa de experimentar o primeiro sorvete florentino da viagem, quando  vi aquele doce curioso. À primeira vista, parecia um canudo de chocolate recheado com doce de coco, com uma tira de fruta caramelada. Resolvi exercer minha profissão de degustador de comida do da rua:

– What is this?

– Cannoli di ricotta, dolci tradizionali siciliani!

Comprei na hora, mas minha primeira suposição passou longe. Como o próprio nome diz, o doce é de ricota e pelo que vi depois pela internet, o que comi é uma massa doce frita (que pode levar cacau em pó, ou não), recheada de creme de ricota, com a adição de baunilha, pistache, vinho marsala (ou rum), água de rosas (?) frutas cristalizadas e outro ingredientes alternativos. Para decorar, nada mais apropriado que limões sicilianos.

O sabor não foi suficiente para eu soltar os cachorros e também achei o recheio meio gorduroso. Quando o cannolo estava pela metade, bateu aquela sensação de adocicamento que em minha terra chamamos de “arripunamento”. Sinceramente, um sorvete seria mais saboroso.

Mas também não posso dar meu veredito. Quem mandou experimentar um doce siciliano na Toscana? Não falo mais do sabor dos cannoli até viajar para a Sicília, afinal, este é um doce clássico e não à toa foi imortalizado por Peter Clemenza, depois do assassinato de um mafioso em O Poderoso Chefão:

– Deixe a arma. Pegue os cannoli!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s