Onde encontrar a Mafalda em Buenos Aires

Post publicado originalmente em março de 2011 no antigo endereço do Eu vou!

Tenho certeza de que a maioria das pessoas da minha geração (no Brasil) e até de outras mais recentes, foi apresentada à Mafalda da mesma forma que eu: os livros de português do ensino médio eram ilustrados com inúmeras tirinhas dessa menina que não leva desaforo para casa! No ano passado tive o prazer de conhecê-la pessoalmente em Buenos Aires.

euvoublog Mafalda 01

Mafalda foi criada por Quino em 1963, inicialmente para uma campanha publicitária para eletrodomésticos. O projeto não chegou a se concretizar, mas Quino conservou as poucas tiras realizadas. No ano seguinte, o jornal semanal argentino mais importante da época, pediu-lhe uma colaboração fixa, satírica mas “ inovadora” e Quino tirou a Mafalda do baú. Daí começou a aventura da respondona de 7 anos que vive em Buenos Aires, odeia sopa e racismo e é preocupada com a humanidade e política.

mafalda1Onde encontrá-la?

Mafalda é muito querida na Argentina e em especial em Buenos Aires. Em vários lugares da cidade você topa com algo que lembra a menina. Em qualquer uma das bancas de revistas da cidade poderá comprar os livros da Mafalda. Talvez você não encontre todos em uma única banca, mas com certeza ao menos um dos livros sempre haverá! Apenas lembre-se de que os livros estarão escritos em espanhol.

Agora se você quer encontrar a Mafalda pessoalmente, não deixe de passar na esquina da Calle Chile com La Defensa. A La Defensa é a rua que desemboca na Plaza Dorrego. Ou seja, quando você estiver indo para a famigerada Feira de San Telmo no domingo, veja quem está sentadinha no banquinho contemplando o mundo! Se for um dia muito cheio de turistas você verá que chega até a formar uma filinha perto do banco, com várias pessoas querendo tirar fotos com ela.

Esta estátua foi instalada em 2009 como uma homenagem ao criador da personagem e parte do Programa Puertas del Bicentenario del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires. No edifício onde Quino morava quando criou a Mafalda também foi instalada uma placa comemorativa. Na parte de baixo do prédio tem uma lojinha onde é possível comprar várias lembracinhas ilustradas com a Mafalda.

euvoublog Mafalda

 Quer ler mais sobre a Mafalda? Veja aqui.

Mafalda – Buenos Aires – Livros – Tirinha – Sopa – Estátua da Mafalda em Buenos Aires – Onde fica?

| Eu vou | Petter Dantas | 2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s