Tieloisa around the world: Roteiro à terra dos Czares

Post originalmente publicado no antigo endereço do Euvou!

Ela experimentou os pasteis de feijão nos botequins do Rio, voou de balão na Capadócia, já esteve pra lá de Marrakech

Tieloisa*, a leitora que mais colaborou com o Euvou! até hoje, incluiu mais algumas tags na nossa sopa de histórias! Com a escolha de destinos de quem já conheceu muita coisa no mundo, ela vai longe e conta como foi seu roteiro de recente viagem pela Europa, chegando à terra dos Czares (com direito a uma dica por cidade).

Alô, alô, Heloisa

Em plena segunda-feira, cheguei de uma viagem maravilhosa.

Tudo começou por Varsóvia, Polônia, uma cidade linda, tanto a parte nova, como a antiga, totalmente restaurada. Um detalhe que chamou atenção especial foi uma instalação próxima à catedral onde se encontra sepultado o coração de Chopin. Lá estão dispostos bancos de granito preto com um dispositivo que ao ser acionado, toca as peças do músico. A cidade é toda emoção.

De lá, segui para Vilnius, capital da Lituânia, com um programa gastronômico de causar inveja. Inclusive indico uma visita ao restaurante Forto Dvaras, que fica na rua principal e mais movimentada da cidade. A pedida é o magret de pato, com molho de frutas silvestres, delícias dos deuses. Nessa rua, o movimento é efervescente o dia todo.

Dando continuidade, visitei Riga, capital da Letônia. Tombada pela UNESCO pela beleza das construções construídas em estilo art nouveau, me fez lembrar um pouco Praga.

Depois passeei pela cidade de Tallinn, capital da Estônia, que também valeu conhecer. A Catedral de Alejandro Nevsky, uma igreja ortodoxa belíssima com a cúpula em forma de “cebola”, merece uma visita.

A partir de Tallinn, atravessei o Mar Báltico de ferryboat, chegando a Helsinki, capital de Finlândia. Esta é uma cidade que encanta pela tranquilidade de suas ruas bem planejadas, limpas, arborizadas e com lindos canteiros floridos. A comida é excelente. O melhor salmão se come por aquelas bandas. Sem contar que o caviar de salmão que é algo divino.

Depois desse tour, cheguei ao destino mais ansiosamente desejado: Rússia. Conheci São Petersburgo e Moscou e fiquei deslumbrada com a riqueza das igrejas, palácios e das obras de arte.

A convivência entre o comunismo e o capitalismo parece ser uma mistura que está dando certo, mas mesmo assim, percebe-se um regime rígido. As pessoas parecem ser muito disciplinadas.

O turismo está em alta por lá. As cidades estão completamente invadidas, mas, não parece incomodar. Ao contrário, nós (turistas) somos muito bem vindos.

Até a próxima pessoal!

*Heloisa Varela, cidadã do mundo.

Eu disse que ela tinha ido longe! E para quem gostou do roteiro e pretende seguir os passos da viagem de Tieloisa, deixo aqui o mapa da mina!

Qual será o próximo roteiro dela?

A terceira imagem do post, uma ilustração de Riga, é de domínio público. Todas as outras imagens desse post foram cedidas pela viajante.
Quer ter um texto publicado no Euvou também? Envie para contato@euvouparaomundo.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s