Um avião, alguns livros e muitas histórias

Ele era um grande viajante. Aviador. Morreu aos 43 anos em um acidente, mas para seus leitores mais românticos, Exupéry simplesmente está entre as nuvens, onde sempre viveu. Em 29 de junho deste ano celebram-se 114 anos de seu nascimento e nós do Euvou resolvemos prestar essa pequena homenagem relembrando a trajetória do autor de O Pequeno Príncipe.

Antoine de Saint-Exupéry se aproximou dos aviões por ter servido a Aviação Francesa. Após o serviço militar, passou a trabalhar para a companhia de aviação Aéropostale, que prestava serviço de correio aéreo. Conheceu o mundo de avião, trabalhando para a companhia em rotas entre a Europa, África e América Latina.
Infelizmente não há muitos registros oficiais dessas viagens, mas em muitas cidades, inclusive no Brasil muito se fala da passagem de Exupéry. Contados por pessoas que trabalhavam em bares, restaurantes e hotéis, os relatos sobre Exupéry no Brasil passam por Natal, Rio de Janeiro e Florianópolis, entre outras cidades da rota da Aéropostale entre a Europa e América do Sul.

A existência de pistas e ausência de provas, fatalmente dá margem ao surgimento de diversas especulações, pois se trata da vida de uma personalidade mundialmente conhecida. O fato é que suas experiências ao redor do mundo foram a base para suas obras, que entre outros elementos trazem a aviação como componente do enredo.
E para quem quiser voar um pouco mais alto no mundo de Antoine de Saint-Exupéry, aí está a fila para as próximas leituras:

L’Aviateur (O aviador) – 1926
Courrier sud (Correio do Sul) – 1929
Vol de nuit (Voo Noturno) – 1931
Terre des hommes (Terra dos Homens) – 1939
Pilote de guerre (Piloto de Guerra) – 1942
Le Petit Prince (O Pequeno Príncipe) – 1943
Lettre à un otage (Carta a um refém) – 1943/1944
Citadelle (Cidadela) – 1948

————————————————————————————————————-
Imagem em destaque de Stefano Collavini. Fonte.
| Eu vou | Petter Dantas | 2014
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s