Veneza: por que a cidade foi construída dentro da água?

Talvez esta seja uma das primeiras curiosidades de quem viaja ou planeja conhecer essa cidade. A cada ano, várias imagens de inundações e notícias de que Veneza está afundando, acentuam a dúvida. Afinal, por que alguém construiria uma cidade dentro d’água? Ou será que na época de sua construção ali era terra firme?

Para respondermos a essa pergunta, primeiramente, temos que entender o ecossistema de Veneza. Ela está em uma laguna, o que na geografia, designa uma depressão formada por água salobra ou salgada próxima à borda litorânea, comunicando-se com o mar através de um canal. Em geral, as lagunas se formam na foz oceânica de rios que, onde devido à interação com ventos e ondas, surgem várias ilhotas.

veneza02

Com um olhar de investigador, John Ruskin, escritor e crítico de arte inglês do século XIX, descreve o ecossistema da laguna de Veneza em seu livro, As pedras de Veneza:

Notemos que existe, desde a foz do Ádige até o Piave (…) um banco de areia dividido em longas ilhas por estreitos filetes de mar e separado da costa por uma grande planície de lama calcária formada pelos sedimentos provenientes dos rios. Nas proximidades de Veneza, essa planície é coberta, na maré alta, por um pé, ou um pé e meio de água. Ela reaparece por quase toda parte na maré baixa e se mostra emaranhada numa rede de pequenos e estreitos canais, de onde o mar jamais se retira. Em certos lugares, impelidas pelas correntes, formaram-se pequenas ilhas pantanosas consolidadas seja pelo tempo, seja pelo trabalho do homem, e cujo terreno tornou-se bastante sólido para que se pudesse ou construir nele. Outras, ao contrário, não puderam elevar-se acima do nível do mar, e mostram, quando estão descobertas, pequenos lagos se profundidade, que brilham entre campos irregulares de algas e sargaços. No meio do grupo de ilhas mais considerável, foi construída a cidade de Veneza.

veneza03

Os primeiros habitantes de Veneza chegaram por lá pelo Século V, fugindo dos bárbaros que tomaram conta da Europa. Rapidamente, várias ilhotas da laguna foram ocupadas e para aumentar a área de terra, a solução foi avançar sobre as águas. Assim, os venezianos desenvolveram um sistema de aterramento para reduzir a distância entre as ilhotas, que se tornaram as “quadras” cercadas por canais da Veneza que conhecemos hoje.

veneza01

Atualmente o centro histórico de Veneza ocupa uma área de 7,6 km² e é formado por 117 ilhas separadas por 150 canais. Além de ser uma região pantanosa, a compressão do solo resultante da construção de toda a infraestrutura ao longo dos séculos, contribuiu para o afundamento da cidade. Atualmente, quando a maré sobe mais de 80 cm em Veneza, locais como a Praça São Marcos e as bordas mais baixas dos canais ficam alagados.

Fotos aéreas/satélite: NASA Earth Observatory

Leia também: Veneza e os estranhos sentimentos provocados pela cidade

| Eu vou | Petter Dantas | 2014

Anúncios

3 comentários em “Veneza: por que a cidade foi construída dentro da água?

  1. Entende-se a situação geográfica da região. Mas, construir uma cidade em lugar de alagamento, é um tanto fora de propósito.

  2. É admiravel com essa cidade a ser construída dentro da água.será antes da sua construção ñ existia terras ou foi vontade do arquitecto?Contudo é de salientar q os moradores q lá residem correm riscos humanos ao longo dos anos do futuro uma vez q,sabemos q existe anos de vida de uma determinada infraestrutura qlquer e estão esquecido q Deus existe.

  3. na verdade o propósito da época foi encontrar refugio dos bárbaros e nórdicos que vinham invadindo toda a Europa e esta região alagadiça por não ter nada, não gerou interesse nestes invasores. outra finalidade seria a proteção que as aguas proporcionava

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s