Roma vista do céu

Toda grande cidade merece ser vista de cima. Como diria Alain de Botton, é uma chance de fazer com o movimento dos olhos uma viagem que por terra teria consumido uma tarde. Como arquiteto gosto de ver o mundo em perspectiva, mas nada melhor que uma planta baixa para entender um emaranhado de ruas. Por isso sempre gosto de procurar um mirante nos primeiros dias de uma viagem. Como Roma foi construída entre sete colinas, existem vários pontos de onde se pode ter uma bela vista da cidade, mas por acaso experimentei vê-la de cima do Monumento a Vittorio Emanuele (chamam de monumento, mas na prática é um edifício).

euvouparaomundo.com #Roma vista do céu #viagem (1)

Existe um prédio branco alto visível praticamente de todos os pontos de Roma . É ele. Foi construído em 1911 para o Rei Vittorio Emanuele em comemoração à unificação da Itália. Sua construção não foi bem vista na época. Está ao lado de ruínas da Roma Antiga e obstruiu a visão do Campidoglio, uma das sete colinas da cidade. Alguns romanos apelidaram-no de bolo de noiva, outros de máquina de escrever, mas se tem uma alcunha que lhe cai bem é a de elefante branco. Enquanto o centro histórico romano é marrom, o monumento a Vittorio Emanuele é todo revestido de mármore branco.

Dentro dele atualmente há um museu que eu não sei o que está exposto… Mas em cima eu sei: a melhor vista de Roma! Com uma fila bem menor que a subida na cúpula da Basílica de São Pedro, o terraço desse prédio é espaçoso e tem a vista liberada para os todos monumentos importantes da cidade.

Como subir? Quanto Custa? Horário de funcionamento?

euvouparaomundo.com #Roma vista do céu #viagem (7)

Suba a escadaria gigante da Igreja de Santa Maria in Aracoeli que fica atrás do prédio dedicado a Vittorio Emanuele e ao lado da Piazza del Campidoglio. Procure o elevador panorâmico. Próximo a ele há um guichê. Quando fomos, a subida até a cobertura custa 7 euros por pessoa. Há uma variação no horário de funcionamento de acordo com a época do ano, mas de uma forma geral, o elevador funciona todos os dias das 09:30 às 19:30. Durante o verão o horário se estende mais um pouco.

Entre os telhados e cúpulas

euvouparaomundo.com #Roma vista do céu #viagem (5)

Sobre essas coberturas muita água já correu

euvouparaomundo.com #Roma vista do céu #viagem (6)

Do céu, Roma é ocre e terracota

euvouparaomundo.com #Roma vista do céu #viagem (3)

Do céu, Roma é marrom e verde

euvouparaomundo.com #Roma vista do céu #viagem (2)

No céu de Roma estamos ao lado dos anjos

euvouparaomundo.com #Roma vista do céu #viagem (4)

| Eu vou | Petter Dantas | 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s