Em busca da Sistina: um post sem fotos

Não fale. Não caia. Não fotografe.

São as últimas recomendações da Santa Sé aos turistas antes de chegar à Capela Sistina.

Este lugar que atrai multidões é a última atração da visita aos Museus do Vaticano, o que aumenta mais ainda a expectativa dos visitantes, sentimento esse que facilmente se transforma em decepção. A culpa? Dos próprios expectadores. Tamanha é a vontade do povo de visitar a capela que aquilo se torna praticamente uma feira. O problema é que além de ter clima de feira, há uma tensão forte no ar. Os funcionários do Vaticano ficam a todo tempo tentando conter a multidão, que apesar do aviso claro, insiste em fotografar os afrescos.

Embora a muvuca fosse bastante inconveniente, me desprendi deste mundo e encontrei uma vaga na ponta do banquinho da lateral direita da capela. Eu estava em um lugar sagrado. Não apenas para a religião, mas também para a arte. Para a história mundial. Em um único espaço, estão ali obras de dimensões imensas de artistas importantíssimos. Se fosse possível um museu ter em sua coleção apenas aquelas obras, isso já garantiria seu sucesso.

Sentei ali e fiquei admirando. Encostado na parede e olhando para cima me impressionei: incrível como as cores ainda estão tão vivas! No teto estão cenas do antigo testamento. Bem no centro, a clássica Criação do Homem. Eu estava realmente mergulhado naquele mundo maravilhoso que Michelangelo, Rafael, Botticelli e outros grandes que deixaram de presente para nós. Era muita emoção. Meus olhos se preparavam para uma lágrima. Foi quando bruscamente fui puxado daquele sonho pelo grito raivoso de um funcionário do Vaticano:

– Nooo Photooo!!!!!!!!!!

Era alguém tentando fotografar a Criação do Homem.

| Eu vou | Petter Dantas | 2012

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s