Fantasia de Turista: temos de todos os estilos

Vestindo a fantasia

É muito fácil identificar um turista. Aqui em Natal, consigo distinguir quem está a passeio e quem é morador, só pelos lugares que costumam frequentar e pela forma de se vestir. Quando viajo, costumo pensar no inverso: será que em outro país também sou facilmente identificado como turista? Lembro que quando fomos à Argentina vi uns caras andando com a camisa da seleção brasileira, só para tirar onda com os hermanos. Também  vi muitos brasileiros comprando um chapeuzinho. Turista anda mais a pé que os moradores, então precisa de uma cobertura melhor. Mochila é essencial para guardar um casaco, baganas e água. Ah, faltou o principal: câmera fotográfica e celular!  Uma formiga se mexendo no por do sol de um lugar exótico merece 10 fotos e compartilhamento em 5 redes sociais!

euvouparaomundo.com Fantasia de Turista #viagem 1

Tirando a fantasia

Viajamos para conhecer coisas novas, sair da rotina, viver diferente, ser diferente… Mas às vezes fico preocupado de estar sendo “turista demais” e  cair nas típicas pegadinhas: ser abordado na rua para passeios sem futuro, comprar itens mais caros que o normal e conhecer uma cidade que não corresponde à realidade. Tento me misturar na multidão dos moradores. O problema é que nem tudo dá para ser retirado da fantasia de turista. Existe alguma coisa na pessoa que denuncia que ela não é daquela cidade, seja um jeito desengonçado de andar ou a impressão de que está perdida, olhando para tudo admiradamente.

Uma vez eu estava caminhando na Calle Santa Fé em Buenos Aires, que não é lá uma rua das mais turísticas. Eu juro que não estava usando chapéu, nem óculos escuros, nem segurava uma câmera e nem estava vestindo a camiseta do Brasil!

Havia uma pedinte na esquina que repetia a todo instante:

– Plata! Plata!

De repente a mulher se virou para mim e disse:

– Real! Real! Real!

| Eu vou | Petter Dantas | 2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s