Fontana del Porcellino: Torcendo o nariz do javali

Flashback com tela tremendo

Eu devia ter uns oito anos na época. Estava brincando com uma prima da mesma idade, quando ela fez uma proposta:

– Vamos brincar de rádio!

– Vamos!

– Posso ligar o rádio?

– Pode. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaai! Aaaaaaaargh!

Inocente, como são os meninos, só descobri depois que o rádio era meu nariz. Fui tomado pela ira. Estava pronto para destruir tudo, principalmente minha prima, que corria e ria por eu ter caído na brincadeira. Depois de alguns segundos no nível de filmes de lobisomem em caça, apareceu um tio, que sofreu chutes e mordidas, mas conseguiu me segurar.

Hoje a história é folclore na família.

Voltando ao presente

Quando estive em Florença, a lembrança dessa lenda familiar veio à tona mais uma vez, pois descobri que eu não fui o único a cair nessa brincadeira. Lá, a estátua de um javali teve como castigo brincar de rádio toda sua existência – e sem reclamar!

Rádio porco 01

Atrás do Mercato Nuovo está a Fontana del Porcellino (Fonte do Porquinho). Alguém há muitos anos inventou que dava sorte pegar no focinho dele (Inclusive esse é um dos 1000 lugares/coisas para se fazer antes de morrer segundo o famoso livro da jornalista norte-americana Patricia Schultz).

Desde então, a multidão de turistas que passa lá não perde a chance de ligar o rádio no bichinho. Olha só como o focinho dele está dourado de tanto que o povo passa a mão! Não dá tempo acumular nenhuma poerinha. Às vezes formava até fila… E já que estávamos por lá mesmo, também não perdemos a chance de garantir uma sorte a mais na vida. Além disso, finalmente consegui descontar em alguém a ligada de rádio que minha prima me deu no passado…

Rádio porco 02

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s