Mote con huesillos: bebida exótica do Chile

Solte aí seu mote

Esse eu estava determinado a experimentar em Santiago: mote con huesillos. Trata-se de uma bebida um pouco inusitada para nós brasileiros. É vendida em uns carrinhos na rua, que nem de cachorro quente. É uma bebida gelada, mais consistente que um suco (parece um mel) com uma mistura de pêssego desidratado (huesillos) e trigo (mote). A parte líquida você toma com canudo e depois come o pêssego e o trigo com uma colher. Vou logo avisando: a aparência dele não ajuda, parece um pote de sopa daqueles que você compra na padaria e leva para casa. Existem outras coisas parecidas, mas não vou associar para não depreciar a bebida.

euvouparaomundo.com Mote con huesillos - bebida exótica do Chile 01

Das pessoas que eu vi em blogs que tinham experimentado, a opinião estava dividida e agora depois que provei o que posso dizer é que estou na mesma situação. Você deve experimentar e tirar as próprias conclusões. Eu comprei um “vaso chico” e foi suficiente para todos provarem… e só. Ninguém se empolgou para comprar mais um.

Eu gosto de pêssego e para mim aquele suquinho estava muito bom. Essa é a parte 50% boa. O problema foi na hora de usar a colher. Tinham uns pêssegos já mais escuros, meio feiosos e o trigo é meio estranho. Quando coloquei a colher na boca todo mundo virou o rosto para não me ver comendo. Depois que suguei o suco que tinha no trigo ele ficou com gosto de nada e a consistência não era nada agradável.

euvouparaomundo.com Mote con huesillos - bebida exótica do Chile 02

Não leva carimbo de #eurecomendo, mas é algo que todo turista deve provar, pois onde mais você vai encontrar uma bebida gelada que mistura pêssego com trigo? Quem será que inventou isso? O pessoal diz que o sabor às vezes varia de acordo com o lugar que você toma. Deve ser tipo açaí, cada lugar tem um preparo diferente. Eu tomei o mote no Paseo Ahumada e queria tentar de novo no Cerro San Cristóbal, mas no dia que subi estava em falta. Fica para próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s