Spritz: o aperitivo italiano

Uma das primeiras palavras que um gringo aprende quando vem ao Brasil é caipirinha. Já quem vai ao Chile ou Peru, sempre quer experimentar um pisco sour. E quem vai à Itália, qual “bom drinque” deve provar?

Quando estive em Roma, percebi que (excetuando-se os vinhos) a bebida que dominava as mesas dos bares e restaurantes ao ar livre era de um alaranjado intenso, brilhante. Eu havia feito o dever de casa e logo reconheci: aquele era o Spritz.

As versões para a origem da bebida são várias, mas a parte da história que coincide é que sua invenção está associada à ocupação militar do império austro-húngaro sobre a região de Friuli-Venezi Giulia. Esta é uma região do extremo Norte da Itália que se limita com a Áustria, Eslovênia e com região do Veneto (onde fica Veneza).

Meu primeiro spritz 03

Para diminuir a gradação dos vinhos locais, os soldados austro-húngaros costumavam acrescentar água à bebida. Com o passar do tempo, o hábito foi se difundido em outras cidades, com a introdução de alcoólicos vermelhos, como o Aperol (aperitivo à base de laranjas), o Cynar (aperitivo de alcachofra) e o Campari, entre outros.

Não me apressei em experimentar o Spritz em Roma. Já que eu ia passar por Veneza, deixei para provar o drinque por lá, mais próximo de sua origem. Em um dia ensolarado, caminhando quase que sem rumo por aquelas ruas, paramos em um campo (como se chamam as praças por lá) e antes de almoçar, pedi um Spritz. Poucos minutos depois, em um copo alto, com gelo, chegou minha bebida.

euvouparaomundo.com Experimentando um Spritz em #Veneza #viagem 2

– Gut, gut, gut, gut.

Resultado: o drinque é lindo e realmente refrescante, mas como suspeitei, o sabor é bastante amargo, como outras bebidas italianas. Hum, esse ainda não é meu drinque, porém acho que vale a pena experimentar.

E para não ficar com o sabor só na imaginação, que tal repetir a dose? Quem quiser me acompanhar no meu segundo spritz, aqui vai a receita:

  • Gelo
  • 1 dose de Aperol
  • 1 dose de vinho branco seco
  • 1 dose de água, com ou sem gás, ou soda
  • 1 rodela de laranja

euvouparaomundo.com Experimentando um Spritz em #Veneza #viagem

– Saúde!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s